Antagonismo in vitro de Trichoderma harzianum, Trichoderma koningii e Paecilomyces variotti a fungos patogênicos do morangueiro?
Resumo
O morangueiro é cultivado no Rio Grande do Sul predominantemente em pequenas propriedades, para consumo in natura e na indústria. O objetivo deste trabalho foi isolar e selecionar de morangueiro fungos possíveis antagonistas aos patóge nos, identificar os patógenos que ocorrem e determinar in vitro a ação antagonistica aos patógenos, Foram isolados fungos fila mentosos do solo, epífitos e endófitos de morangueiros, em três lavouras sob manejo ecológico, nos municípios de Feliz e Alto Feliz. Foram coletados solo, folhas e flores de plantas sem sintomas de doenças, mensalmente, de abril a novembro de 2002. As espécies identificadas foram: Alternaria alternata, Aspergillus niger, Athelia sp., Cladosporium cladosporioides, Epicoccum pur purascens, Fusarium sp., Gliocladium roseum, Paecilomyces variotti, Penicillium commune, Phomopsis obscurans, Torula sp., Trichoderma harzianum, Trichoderma koningii, Trichoderma viride, Xylaria sp. Testes in vitro mostraram atividade antagonistica de T. harzianum e T. koningii a A. alternata e P. obscurans; P. variotti foi antagônico a A. alternata.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.