Momento de aplicação do fungicida piraclostrobim+epoxiconazole no controle da ferrugem asiática da soja
Resumo
A ferrugem da soja, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi recentemente constatada no Brasil, e que na safra de 2002/03 ocorreu nas principais regiões produtoras do país, revela, em virtude de seu alto potencial de dano, a necessidade de se determinar o momento mais adequado de aplicação de fungicidas, de forma a se evitar perdas significativas de produtividade e aplicações desnecessárias. Este trabalho comparou diferentes momentos de aplicação para o controle da ferrugem, utilizando o fungicida piraclostrobim + epoxiconazole (0,5 L/ha p.c.) nos seguintes tratamentos: I- pulverização no estádio R4; 2- 4 dias após a primeira pulverização (DAP); 3- 9 DAP; 4- 14 DAP; 5- 19 DAP; 6- 23 DAP; 7- testemunha (água em todas as épocas). Utilizou-se a cultivar Fepagro- RS 10, semeada dia 10/01/2003. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com 4 repetições. As primeiras pústulas de ferrugem foram constatadas na testemunha 4 dias após a primeira aplicação. Foram medidos a produti- vidade (kg/ha) e o peso de cem sementes (g). As pulverizações no estádio R4 e, 4, 9, 14, 19 e 23 DAP, mostraram, respectivamente, 15, 17, 17, 8, 11 e 8% de produtividade superior a da testemunha, e 12, 14, 7, 7, 5 e 1% de peso de cem sementes superior ao da testemunha. Os tratamentos em R4 e 4 DAP foram os que apresentaram melhores resultados, não diferindo entre eles. Considerando-se uma simulação prática de tomada de decisão em se aplicar ou não um fungicida, o tratamento aos 4 dias após a primeira aplicação em R4 seria o mais adequado, por ter sido realizado no momento do aparecimento dos primeiros sintomas da doença no campo
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.