INFLUÊNCIA DO DÉFICIT HÍDRICO SOBRE O TAMANHO DAS SEMENTES E VIGOR DAS PLANTULAS DE SOJA
Resumo
Sementes de soja, cv. IPAGRO 21, provenientes de tratamentos irrigado e não irrigado, que produziram 3689 e 1759 kg/ha de sementes, respectivamente, foram separadas pelo tamanho em três classes. Oitenta e sete porcento das sementes provenientes de plantas irrigadas apresentaram diâmetro acima de 5,60 mm, enquanto 70% das sementes oriundas de plantas não irrigadas apresentaram diâmetro de 4,75 mm. Dentro da mesma classe, o peso das sementes provenientes de plantas irrigadas foi maior do que o peso das sementes oriundas de plantas não irrigadas. A matéria seca dos cotilédones diminuiu proporcionalmente com o decréscimo do peso das sementes. As relações da matéria seca dos tegumentos e dos eixos embrionários das sementes não foram proporcionais ao peso das sementes. O déficit hídrico provocou a diminuição do tamanho e do peso dás sementes, e as plântulas originadas por essas sementes, aos sete dias de desenvolvimento, apresenta- ram menor vigor.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.