RENDIMENTO MÁXIMO DO GIRASSOL COM BASE NA RADIAÇÃO SOLAR E TEMPERATURA: I. ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR FOTOSSINTETICAMENTE

  • NIDIO ANTONIO BARNI
  • MOACIR ANTÔNIO BERLATO
  • HOMERO BERGAMASCHI
  • JOÃO RIBOLDI
Palavras-chave: rendimento máximo (Ym); radiação solar; desenvolvimento do girassol.

Resumo

O desenvolvitnento e rendimento máximo (Ym) do girassol foram dimensionados e modelados com base natemperatura efetiva (graus-dia) e na radiação solar fotossinteticamente ativa absorvida acumulada (PARaa), em condições denão limitação hídrica no solo. Os experimentos foram realizados a campo no município de Taquari-RS, em duas estações decrescimento, 1991/92 e 1992/93. Os resultados mostraram que o índice de área foliar (IAF) pode ser estimado pela somatérmica efetiva e que a absorção da radiação solar fotossinteticamente ativa é estreitamente associada ao IAF e à estrutura davegetação, sintetizada no coeficiente de extinção (K).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1995-07-06
Como Citar
BARNI, N. A.; BERLATO, M. A.; BERGAMASCHI, H.; RIBOLDI, J. RENDIMENTO MÁXIMO DO GIRASSOL COM BASE NA RADIAÇÃO SOLAR E TEMPERATURA: I. ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR FOTOSSINTETICAMENTE . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 1, n. 2, p. 185-199, 6 jul. 1995.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>