Efeitos do fenômeno Enos sobre a evapotranspiração de referência na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul, Brasil
Resumo
Este trabalho teve como objetivo, avaliar os efeitos do fenômeno El Niño Oscilação do Sul (ENOS) sobre a evapotranspiração de referência (ETo) na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. A evapotranspiração de referência foi determinada para as localidades de Passo Fundo (28o 14’ S, 52o 24’ W e 690 m de altitude), Cruz Alta (28o 36’ S, 53o 40’ W e 430 m de altitude) e Júlio de Castilhos (29o 10’ S, 53o 41’ W e 490 m de altitude). Nos meses de outubro, novembro e dezembro, os valores mais elevados de ETo ocorreram em eventos de La Niña, para as três localidades avaliadas. No período de janeiro a março, a ETo foi maior em anos neutros, nas três localidades. Neste período, os valores de ETo foram os mais baixos em eventos de La Niña, para Júlio de Castilhos e Cruz Alta. Para o período de inverno, a ETo foi maior, geralmente, em anos neutros, comparado com os demais eventos, a exemplo do observado no período de verão. Os resultados evidenciam condições de maior demanda evaporativa em anos neutros, tanto no verão como no inverno.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.