RELAÇÃO ENTRE EL NINO OSCILAÇÃO SUL (ENOS), PRECIPITAÇÃO E RENDIMENTO DE MILHO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O Rio Grande do Sul é o Estado maior produtor de grãos do País, responsável por 25% da produção nacional. Em média, o Estado tem 3 de cada 10 safras prejudicadas por fenômenos meteorológicos adversos, especialmente secas e enchen- tes. Estudos anteriores demonstraram a relação entre a variabilidade da chuva no sul da América do Sul e o fenômeno ENOS. O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência do fenômeno ENOS sobre a precipitação e sobre o rendimento de milho no Estado do Rio Grande do Sul. Foram analisadas as relações entre a precipitação, o rendimento de milho, o Índice de Oscilação Sul (I05) e a Temperatura da Superfície do Oceano Pacífico (TSM). Concluiu-se que a variabilidade da precipitação no Rio Grande do Sul está relacionada ao fenômeno ENOS e que essa variabilidade tem influência sobre a variabilidade do rendi- mento do milho no Estado. Essas informações podem ser incorporadas em modelos de simulação do rendimento para efeito de identificação de estratégias de minimização dos impactos da variabilidade climática na produção dessa cultura.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.