Resposta da microbiota do solo após aplicação de fertilizante organomineral e irrigação com água salina
Resumo
Objetivou-se avaliar a influência em curto prazo da aplicação de fertilizante organomineral ou mineral e irrigação com água salina sobre a comunidade microbiana e a atividade enzimática do solo, além de monitorar alguns de seus atributos químicos. O experimento foi realizado em ambiente protegido com controle da temperatura do ar e da umidade do solo. O delineamento foi organizado em esquema fatorial 4 x 2, quatro salinidades crescentes da água de irrigação (0,1, 1,8, 3,6 e 7,2 dS m -1 ) e dois tipos de fertilizante (organomineral e mineral). As unidades experimentais constaram de colunas de PVC preenchidas com solo, as quais foram incubadas e destruídas para análise aos 20 dias após a montagem. O solo foi mantido com umidade próxima a 90% da capacidade de campo, por meio de pesagens diárias das colunas e reposição da umidade perdida com as águas não salinas e salinas, em função dos tratamentos. A irrigação com águas de salinidade crescente aumentou a condutividade elétrica, o conteúdo de sódio trocável e o pH do solo, principalmente nas adjacências dos grânulos com aplicação de fertilizante organomineral em relação ao mineral. O carbono da comunidade microbiana e a atividade enzimática do solo foram influenciados negativamente pelo estresse salino/sódico. A presença de material orgânico no fertilizante organomineral não aumentou a capacidade da microbiota do solo em tolerar a salinidade e a sodicidade.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.