CAPTURA DE Anastrepha fraterculus (WIEDMANN, 1830) E Ceratitis capitata (WIEDMANN, 1824) (DIPTERA: TEPHRITIDAE) COM ATRATIVOS ALIMENTARES ASSOCIADOS COM INSETICIDA E CORANTE
Resumo
As moscas das frutas são pragas "chaves" de muitas frutíferas, pois suas posturas e larvas danificam os frutos. Para estudar a atratividade destas moscas por atrativos alimentares associados com inseticida e/ou corante foi instalado um experimento num pomar de pessegueiros da variedade thiripá', localizado em Chapecó, SC. O delineamento utilizado foi fatorial, com quatro repetições no tempo, composto por três fatores combinados: com e sem trichlorfon a 1 %; com e sem corante alimentar amarelo a 0,625 %; e quatro atrativos alimentares, totalizando 16 tratamentos. Os atrativos usados foram: glicose invertida a 10 %, proteína hidrolisada a 5 %, vinagre de vinho tinto a 25 % e fosfato di-amônico a 1,25 %. Os frascos "caça-mosca" receberam 200 ml das formulações e foram colocados na parte interna da copa de árvores. Cinco dias após a instalação das armadilhas, as iscas foram substituídas e as amostras transportadas ao Laboratório de Fitossanidade do Centro de Pesquisa para Pequenas Propriedades da Epagri S.A., onde as moscas foram contadas. Os resultados mostraram que atrativos alimentares, associados com inseticida e corante amarelo, favoreceram a captura de tefritídeos. A glicose invertida foi o atrativo mais eficaz para as moscas das frutas, destacando-se na atratividade de Anastrepha fraterculus.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.