ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE GENÓTIPOS DE ARROZ IRRIGADO SOB DIFERENTES CONDIÇÕES AMBIENTAIS
Resumo
O sistema de cultivo de arroz pré-germinado demanda genótipos com maior capacidade de desenvolvi- mento inicial em ambiente anaeróbico. Com o intuito de contribuir para o conhecimento das características dos genótipos El Paso 144, BR IRGA 409, BR IRGA 410, IRGA 416, IRGA 417 e Bluebelle, foi realizado um estudo comparativo das enzimas glutamato oxaloacetato transaminase (GOT), esterase (EST), e malato desidrogenase (MDH) na parte aérea de plântulas de arroz através de eletroforese. Os tratamentos consistiram de germinação e desenvolvimento das plântulas durante 14 dias sob as temperaturas de 20, 25 e 30oC, em condições de aerobiose e de anaerobiose. A análise dos géis permitiu concluir que as plântulas de IRGA 417 destacam-se das demais por apresentarem maior atividade das enzimas estudadas no tratamento anaeróbico com temperatura de 20 oC; e que a grande variabilidade das isoenzimas específicas em diferentes genótipos permite recomendar que os estudos de interação genótipo x ambiente utilizem sistemas bioquímicos para auxiliar na identificação de genótipos capazes de superar estresses ambientais.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.