Aquecimento global e seus impactos no zoneamento climático da macieira de média exigência de frio na região Sul do Brasil
Resumo
A maçã é uma cultura que tem grande importância econômica e social no Sul do Brasil. Estudos que envolvam a geração de cenários meteorológicos futuros são de extrema importância para a produção futura da cultura. O objetivo deste estudo é determinar os impactos do aquecimento global no zoneamento climático da cultura da maçã de média exigência em frio, avaliando a expansão ou retração de áreas potenciais para o plantio, em função de cenários meteorológicos futuros (A2 e B2) para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Modelo Climático HadRM3P foi usado como ferramenta para gerar os dados diários de precipitação, temperatura máxima, média e mínima do ar para os cenários atual e futuros (A2 e B2). Os critérios para definição das áreas potenciais de plantio da maçã foram: i. temperatura mínima anual do ar menor que 15oC; ii. temperatura média mensal menor que 22oC nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, outubro, novembro e dezembro; e iii. no mínimo 350 horas de frio acumuladas entre o período de abril a setembro. O aquecimento global pode, em longo prazo, reduzir as áreas potenciais de plantio das cultivares de maçã com exigência média em frio para as três Estados do Sul do Brasil.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.