Germinação de sementes de porta-enxertos de citros em três substratos
Resumo
Avaliou-se a formação de porta-enxertos de citros em substratos compostos de casca de arroz queimada. O experimento foi conduzido na Fepagro Fruticultura, Taquari RS, utilizando-se três substratos (mistura, substrato comercial e casca de arroz queimada) e sementes de dois porta-enxertos (Poncirus trifoliata e Citrus sunki), semeados em tubetes (50 cm3) e cultivados em estufa. O delineamento utilizado foi o completamente casualizado, constituindo-se em um fatorial 3x2, com quatro repetições e oito sementes por parcela. A germinação das sementes e o diâmetro das plântulas não foram afetados pelo tipo de substrato. As plântulas atingiram maior altura no substrato formado pela mistura. A casca de arroz queimada é uma alternativa para compor substratos para a germinação de sementes de porta-enxertos de citros.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.