Impedância mecânica de substratos para plantas submetidos a diferentes tensões hídricas
Resumo
Para determinar a interferência da umidade sobre a impedância mecânica em substratos para plantas, realizou-se um estudo com seis substratos: três turfas in natura, e três substratos comerciais à base de casca de pinus e vermiculita. As amostras foram preparadas e acondicionadas em cilindros de 3 cm de altura, saturadas e submetidas a diferentes tensões hídricas (10, 30, 50, 80 e 100 hPa). A impedância mecânica foi medida com micropenetrômetro em 5 pontos das amostras, a 2 cm de profundidade. Os resultados mostram que o aumento da tensão hídrica elevá•ignificativamente a impedância mecânica, com resposta linear para TV e C3 e quadrática para TP, C I e C2. Para todos os substratos, a menor impedância mecânica é verificada à tensão de 10 hPa.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.