Estabilidade de produção de linhagens-elite de feijão em diferentes ambientes no Estado do Rio Grande do Sul
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a adaptação e a estabilidade da produção de linhagens-elite de feijão para o cultivo no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Assim, oito linhagens-elite desenvolvidas a partir de programas de melhoramento de feijão do país e três cultivares comerciais utilizadas como testemunhas foram avaliadas em dez ambientes, no RS, durante o biênio 2006 e 2007. Os métodos de Eberhart e Russel e de Lin e Binns, modificado por Carneiro, foram utilizados para a obtenção das estimativas de adaptabilidade e de estabilidade. A produtividade de grãos foi alterada nos locais, anos e épocas de semeadura devido à ocorrência de interação genótipos com ambien- tes significativa. As linhagens TB 02-02 e UTF 2810433 apresentam, simultaneamente, alta produtividade de grãos, adaptação e estabilidade de produção no RS, sugerindo que o respectivo programa de melhoramento obtentor da linhagem deva proceder à sua inscrição no Registro Nacional de Cultivares.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.