ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE RENDIMENTO DE GRÃOS EM AVEIA HEXAPLÓIDE
Resumo
Dez constituições genéticas de aveia (Avena saliva L.) e doze ambientes foram utilizados para o estudo deadaptabilidade e estabilidade de rendimento de grãos, visando discriminar os genótipos conforme seu comportamento esua utilização em programas de melhoramento. O método estatístico adotado foi à regressão linear bissegmentada. Aanálise dos dados revelou significância da interação genótipo x ambiente e permitiu verificar que a variação entre ambien-tes contribuiu com maior parcela do que a variabilidade entre genótipos para a significãncia desta interação. Os resultadosevidenciaram que o comportamento dos genótipos analisados foi diferenciado para os distintos ambientes, revelandoexistência de variabilidade genética entre os genótipos testados. Com exceção da UFRGS 7. todos os demais genótiposrevelaram instabilidade de rendimento de grãos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.