SENSIBILIDADE DE GENÓTIPOS DE AVEIA (Avena saliva L.) NA PRIMEIRA GERAÇÃO APÓS TRATAMENTO DE SEMENTES COM AGENTES MUTAGÊNICOS
Resumo
Contribuição relevante' para o melhoramento genético de aveia é a possibilidade da utilização de mecanismos queincrementem a variabilidade genética. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar a sensibilidade de genótipos fixos de aveiahexaplóide quanto ao emprego de agentes mutagênicos. Dois mutagênicos químicos, etilmetanossulfonato (EMS) emetilmetanossulfonato (MMS), e um físico (raios gama), em três doses, foram testados para quatro genótipos. O delineamentoexperimental utilizado foi inteiramente casualizado com três repetições, sendo a unidade experimental composta por uma caixagerbox com papel germiteste e 100 sementes. As médias foram comparadas pelo teste de Scheffé. Os dados apontaramdecréscimo linear dos caracteres germinação e comprimento da raiz com o aumento da dose do mutagênico. Apenas o efeitolinear do mutagênico EMS foi significativo. Dentro do intervalo estudado (0-3%) a germinação diminuiu (b= -1,03) com oaumento da dose do EMS. A radiação gama reduziu acentuadamente o comprimento da raiz (b= -4,72), comparativamente aosdemais agentes mutagênicos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.