EFICIÊNCIA DA APLICAÇÃO DOS TESTES DE COMPARAÇÃO DE MÉDIAS EM ENSAIOS DE AVEIA
Resumo
Os testes de comparação de médias representam uma das alternativas para se comparar os tratamentos, quando os fatores são de natureza qualitativa e não estruturada. O trabalho teve como objetivo avaliar a utilização dos testes de comparação de médias em ensaios de aveia e discutir as vantagens da aplicação do procedimento estatístico mais adequado. Foram analisados os trabalhos incluídos nos anais da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia de 1996 a 1998. Os trabalhos publicados foram submetidos à classificação de: adequados, parcialmente adequados e inadequados, de acordo com a sua utilização. As conclusões referentes aos ensaios de aveia foram animadoras. Mais de 80% dos trabalhos que apresentaram teste de comparação de médias foram aplicados adequadamente, com uma tendência crescente nos anos avaliados. Os testes de comparação de médias aplicados inadequadamente representaram 10% (em média) dos trabalhos analisados, onde a situação mais freqüente foi a utilização destes testes para a comparação de níveis de fatores quantitativos. A má utilização dos testes de comparação de médias não implica, necessariamente, em conclusões errôneas. Contudo, limita as inferências que poderiam ser efetuadas sobre os dados obtidos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.