INTERAÇÕES PATÓGENO/HOSPEDEIRO E O POTENCIAL DAS TÉCNICAS DE SELEÇÃO IN VITRO NA OBTENÇÃO DE PLANTAS RESISTENTES A MOLÉSTIAS

  • ROSA LIA BARBIERI
  • CRISTINE LUISE HANDEL
Palavras-chave: fitotoxina, cultura de tecido, resistência a estresses bióticos.

Resumo

 Os patógenos estabelecem com as plantas complexos padrões de interações, os quais podem ser compatíveis ou não. Considerando as diferentes plantas que suprem as necessidades alimentares humanas diariamente, e as moléstias causa- das por vírus, bactérias, fungos e nematóides que podem atacá-las, é possível perceber que o número de combinações patógênd/ hospedeiro intensiva auxiliaram que pode na ocorrer disseminação é muito e grande. evolução Além destas disto, combinações. a troca de alimento Com o avanço entre regiões das técnicas (introduções) de cultura e a de monocultura tecidos; que permitem controle ambiental e análise de grande quantidade de material genético em pequeno espaço, existe maior facilidade na análise das interações patógeno/hospedeiro, auxiliando programas de melhoramento genético no desenvolvimento de cultivares resistentes a moléstias.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1995-08-29
Como Citar
BARBIERI, R. L.; HANDEL, C. L. INTERAÇÕES PATÓGENO/HOSPEDEIRO E O POTENCIAL DAS TÉCNICAS DE SELEÇÃO IN VITRO NA OBTENÇÃO DE PLANTAS RESISTENTES A MOLÉSTIAS . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 2, n. 1, p. 33-37, 29 ago. 1995.