INTERAÇÕES PATÓGENO/HOSPEDEIRO E O POTENCIAL DAS TÉCNICAS DE SELEÇÃO IN VITRO NA OBTENÇÃO DE PLANTAS RESISTENTES A MOLÉSTIAS
Resumo
Os patógenos estabelecem com as plantas complexos padrões de interações, os quais podem ser compatíveis ou não. Considerando as diferentes plantas que suprem as necessidades alimentares humanas diariamente, e as moléstias causa- das por vírus, bactérias, fungos e nematóides que podem atacá-las, é possível perceber que o número de combinações patógênd/ hospedeiro intensiva auxiliaram que pode na ocorrer disseminação é muito e grande. evolução Além destas disto, combinações. a troca de alimento Com o avanço entre regiões das técnicas (introduções) de cultura e a de monocultura tecidos; que permitem controle ambiental e análise de grande quantidade de material genético em pequeno espaço, existe maior facilidade na análise das interações patógeno/hospedeiro, auxiliando programas de melhoramento genético no desenvolvimento de cultivares resistentes a moléstias.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.