SOBRE-SEMEADURA DE AVEIA PRETA (Avena strigosa) + AZEVÉM ANUAL (Latiam multillorunt) EM CAMPO NATURAL COM E SEM O USO DE HERBICIDAS
Resumo
Este trabalho objetivou avaliar uma pastagem de aveia preta (Avena strigosa)+ azevém (Loliunt inultillonun) introduzida por sobre-semeadura cm campo natural sem (testemunha) e com herbicidas, e observar o efeito dos herbicidas na sucessão vegetal. Os herbicidas usados foram glyphosate (540. 1080 c 1620 g/ha de i.a.). diuron + paraquat (300 g/ha de i.a. + 600 g/ha de i.a.) e paraquat (600 g/ha de i.a.). A produção de matéria seca foi maior nos tratamentos com herbicidas, mas os teores médios de proteína bruta e digestibilidade in vim) da matéria orgânica foram similares. Os tratamentos não afetaram a presença de Desmodium incanutn. O aumento da dose de glyphosate elevou a participação de Ventonia nudiflora, Ecyngium horridunt, solo descoberto e manti lho, e reduziu a de Paspalum ~atum. Os herbicidas diuron + paraquat e paraquat causaram elevação na ocorrência do &trinam notaram, diminuíram a presença do solo descoberto e mantilho, e mantiveram a de Etyngiunt horrithan. Paraguai reduziu a ocorrência de Vernonia nudiflora.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.