INFLUÊNCIA DO GLYPHOSATE, ISOLADO OU MISTURADO COM 2,4-D ÉSTER, SOBE A MESOFAUNA EM SEMEADURA DIRETA DE SOJA EM CAMPO NATIVO

  • MIGUEL VICENTE WEISS FERRI
  • FLÁVIO LUIZ FOLETTO ELTZ
Palavras-chave: plantio direto, herbicida, pastagem nativa, fauna do solo

Resumo

Objetivando avaliar o efeito do herbicida glyphosate, isolado ou em mistura com 2,4-D éster, sobre os organismos que compõem a mesofauna do solo, entre os quais ácaros, colêmbolos, coleópteros e himenópteros, em campo nativo, com soja em semeadura direta, foi conduzido um experimento na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, no ano agrícola de 1995/96. Avaliaram-se tratamentos com glyphosate nas doses de 360, 720 e 1080 g/ha e.a., iso- ladas ou em mistura com 200 g/ha de 2,4-D, aplicados em dois volumes de calda (50 ou 200 I/ha), além de uma testemunha sem controle. Os resultados do experimento indicam que as populações de ácaros, colêmbolos, coleópteros e himenópteros não foram afetadas pelo herbicida glyphosate, independente da dose testada ou da mistura com 2,4-D; porém, foram diminuídas pela ocorrência de estiagem após a aplicação dos tratamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1998-12-26
Como Citar
FERRI, M. V. W.; ELTZ, F. L. F. INFLUÊNCIA DO GLYPHOSATE, ISOLADO OU MISTURADO COM 2,4-D ÉSTER, SOBE A MESOFAUNA EM SEMEADURA DIRETA DE SOJA EM CAMPO NATIVO. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 4, n. 2, p. 131-138, 26 dez. 1998.

Most read articles by the same author(s)