CARACTERIZACIÓN DEL SECTOR BRASILEÑO EXPORTADOR DE FRUTAS TROPICALES
Resumo
O trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada com empresas brasileiras exportadoras de frutas tropicais. O objetivo principal do estudo foi tentar caracterizar tais empresas com o propósito de conhecer as suas estruturas, estratégias de venda, de crescimento e de promoção dos produtos, os planos de marketing, os principais mercados importadores e os problemas enfrentados para exportar, entre outros fatores. A partir dos resultados busca-se diagnosticar quais são os aspectos que dificultam um melhor desempenho exportador desse setor e, na medida do possível, apontar algumas soluções. O pouco tempo de atuação no mercado de frutas, o reduzido tamanho das empresas, a concentração dos envios a um único mercado, a venda em consignação, a falta de previsão de vendas e de um programa de marketing, a pouca importância atribuída aos estudos de mercado, propaganda e apoio aos produtos e o deficiente apoio governamental são alguns dos fatores que dificultam as exportações de frutas tropicais aos mercados da União Européia.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.