COMPOSIÇÃO BOTÂNICA E QUALIDADE DE UMA PASTAGEM DE MILHETO EM PASTEJO SOB DOSES DE NITROGÊNIO
Resumo
O pastejo e adubação são fatores determinantes de modificações na composição botânica e qualidade da pastagem. Um experimento com milhem (Pennisetum americanum (L.) Leeke) em pastejo contínuo foi conduzido no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, RS, para avaliar os efeitos de doses de nitrogénio (0, 150, 300, 450 e 600 kg ha -I) sobre a composição botânica e a qualidade dos componentes cia pastagem. A pastagem foi utilizada por novilhas de sobreano, com uma oferta de forragem de 10 kg MS 100 kg 1W dia'', de acordo com a técnica "put- and-t a ke" (MOTT e LUCAS, 1952), num delineamento completamente casualizado com duas repetições. As avaliações da pastagem foram feitas a cada 28 dias. com corte cia pastagem rente ao solo, e posterior separação manual dos componen- tes. Não houve efeito dos níveis de nitrogênio sobre a composição botânica da pastagem, a qual apresentou expressiva contribuição de Digitaria adscendens e Blochiaria plantaginea. O nitrogênio aumentou o teor de proteína bruta dos componentes (17<0,001) e reduziu a digestibilidade"in vitro"da matéria orgânica (P<0,05).
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.