DORMÊNCIA DE SEMENTES DE Paspalum notatum Flügge var. notatum, ECÓTIPO ANDRÉ DA ROCHA, SOB DISTINTAS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO
Resumo
A germinação de sementes é fundamental para boa implantação de uma pastagem. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar o poder germinativo de Paspalum notatum Flügge var. notaram, ecótipo André da Rocha, sob distintas condições de armazenamento: conservadas em geladeira a 5° C ou em ambiente natural de laboratório. As sementes foram submetidas ao teste padrão de germinação (controle) e a duas metodologias para superar a dormência: 1) embebição em KNO 3 a 0,2% (nitrato de potássio); 2) escarificação manual da cariopse. Utilizou-se o delineamento experimental de parcelas subdivididas com quatro repetições de 50 sementes, para cada condição de armazenamento e tratamento. As condições de armazenamento constituíram as parcelas e os tratamentos, as subparcelas. As sementes não apresentaram diferença na viabilidade em relação às formas de armazenamento e tratamentos para superação da dormência (P<0,05). O tratamento com KNO3 foi mais eficiente na superação da dormência das sementes.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.