Comportamento germinativo de sementes de limoeiro-do-mato Randia ferox (Cham. & Schlecht.) DC. (Rubiaceae) armazenadas em câmara seca

Autores

  • Cristina Leonhardt
  • Anaíse Costa Calil
  • Luana dos Santos Souza
  • Vanessa Savian Silva

Palavras-chave:

germinação, conservação de sementes, tolerância à dessecação.

Resumo

Arvoreta de valor paisagístico, nativa no Brasil de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Objetivou-se avaliar o comportamento germinativo de sementes de Randia ferox, após a coleta e durante 15 meses de armazenamento em câmara seca, através das determinações de teor de água, percentagem e velocidade de germinação em laboratório e emergência em casa de vegetação, utilizando-se dois lotes de sementes. Na coleta, as sementes apresentaram médias de teor de água de 41,6%, e 96% de germinação. Após dois meses em câmara seca houve redução do teor de água para 11,6% (média), condições sem de temperatura redução significativa e umidade da (17oC±2oC percentagem e = ~ 45%UR) de germinação promoveram em relação a manutenção à coleta. da Durante germinação o armazenamento, inicial, mostran- as do-se adequadas para conservação da longevidade das sementes durante quinze meses. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LEONHARDT, Cristina; CALIL, Anaíse Costa; SOUZA, Luana dos Santos; SILVA, Vanessa Savian. Comportamento germinativo de sementes de limoeiro-do-mato Randia ferox (Cham. & Schlecht.) DC. (Rubiaceae) armazenadas em câmara seca. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 161–167, 2008. Disponível em: https://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag/article/view/244. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

Nota Científica