Viabilidade e armazenamento de sementes de Xylosma ciliatifolia
Resumo
Xylosma ciliatifolia (Clos) Eichler é uma espécie arbórea nativa no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade de suas sementes, bem como, verificar a longevidade das mesmas mediante armazena- mento em dois ambientes. Sementes recém coletadas foram submetidas à determinação do teor de água e a testes de germinação em diferentes regimes térmicos e substratos, além de emergência em casa de vegetação. Amostras arma- zenadas em câmara fria (5±2 °C e 80 % de UR do ar) e câmara seca (17±2 °C e 45 % de UR do ar) foram submetidas a testes periódicos de viabilidade em germinadores e emergência em casa de vegetação. Inicialmente, a germinação em ambiente controlado e a emergência em casa de vegetação foram próximas a 95 % e 80 %, com tempos médios de seis e 12 dias respectivamente, e após 560 dias em câmara seca as sementes apresentaram viabilidade acima de 70 %. Sementes de X. ciliatifolia apresentaram alta viabilidade e o ambiente de câmara seca propiciou melhores condições para estender a longevidade.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.