MICROSPOROGÊNESE DE TRÊS ESPÉCIES DO GÊNERO Macroptilium (BENTH.) URBAN (LEGUMINOSAE — PAPILIONOIDEAE) NATIVAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Palavras-chave:
M. eryt/tro/oina, M. prostranun, M. heterophyllum, microsporogênese, meiose, tétrades, viabilidade do pólen.Resumo
Quatorze populações de três espécies de Macroptilitint (Benth.) Urban, nativas do Rio Grande do Sul, Brasil, foram estudadas pela primeira vez, quanto ao comportamento meiótico da microsporogênese. A associação e distribuição dos cromossomos foi normal tanto na meiose 1 como na 11. As porcentagens de células meióticas normais mantiveram-se acima de 91,5%, com exceção da população Cacequi de M. etytroloma (Benth.) Urban. Os índices meióticos (1M) situaram- se acima de 90%, com exceção das populações de Alegrete de M. heterophyllum (Willd.) Maréchal et Baudet e da população de Santa Maria de M. hetythroloma. As diferenças significativas encontradas, para as fases do processo da microsporogênese, entre as populações, dentro de cada espécie e entre as espécies, indicam presença de variabilidade genética característica, que cada população e/ou espécie utiliza para se adaptar ao meio ambiente e a garantir continuidade de gerações. Os dados obtidos indicam serem plantas com meiose normal e potencialmente férteis, sem problemas para inclusão em programas de seleção, cruzamentos e produção de sementes viáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.