APOMIXIA: UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA A PRODUÇÃO DE SEMENTES EM PLANTAS
Resumo
A apomixia é um método geneticamente controlado de reprodução em plantas onde o embrião é formado sem a união dos gametas feminino e masculino. Há três tipos básicos de apomixia: aposporia, diplosporia e embrionia adventícia. Na maioria das espécies apomíticas, a pseudogamia é necessária para o desenvolvimento do endosperma e conseqüente viabilidade do embrião. A apomixia pode ser detectada a partir de diferentes técnicas, como a análise de sacos embrionários, testes de progênies, análise da deposição de calose nas paredes celulares, teste de auxina. entre outros. A apomixia apresenta uma vantagem para o melhoramento vegetal por permitir a perpetuação de um dado genótipo, preservando as características de interesse, ao longo das gerações, via semente. As informações obtidas até o momento quanto à genética da apomixia sugerem que esta característica é controlada por poucos genes de efeito dominante, o que favorece a manipulação desta característica em programas de melhoramento.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.