Apresentação da potenciometria como método de determinação da capacidade coordenante de óleos essenciais com o íon ferro (ii). i - estudos com óleos essenciais de Mentha

Autores

  • Reinaldo Simões Gonçalves
  • Alice Battistin

Palavras-chave:

metodologia eletroquímica, complexação, Prooxidante.

Resumo

o presente trabalho apresenta a potenciometria como técnica analítica para a avaliação da capacidade coorde- nante de óleos essenciais sobre um prooxidante: o íon ferroso. nestes experimentos foram testados os óleos essenciais de Mentha spicata L., Mentha x genfilis L., Mentha crispa L., Mentha piperita L. e Mentha x piperita l. a técnica consistiu no acompanhamento do deslocamento do potencial de circuito aberto de um eletrodo de platina, sensível ao par fe2+/Fe3+ no instante da adição do óleo essencial. o rápido aumento do potencial observado no instante da adição confirma o efei- to coordenante do óleo. este aumento é previsto pela equação de nernst em função da retirada da espécie fe (ii) do equi- líbrio Fe2+/Fe3+. a cinética do processo mostrou ser de primeira ordem em relação ao íon fe(ii). cada óleo apresentou um valor de constante de velocidade de reação, sendo o mais alto valor observado para a Mentha x genfilis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-20

Como Citar

GONÇALVES, Reinaldo Simões; BATTISTIN, Alice. Apresentação da potenciometria como método de determinação da capacidade coordenante de óleos essenciais com o íon ferro (ii). i - estudos com óleos essenciais de Mentha. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 39–43, 2009. Disponível em: https://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag/article/view/200. Acesso em: 15 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.