Apresentação da potenciometria como método de determinação da capacidade coordenante de óleos essenciais com o íon ferro (ii). i - estudos com óleos essenciais de Mentha
Resumo
o presente trabalho apresenta a potenciometria como técnica analítica para a avaliação da capacidade coorde- nante de óleos essenciais sobre um prooxidante: o íon ferroso. nestes experimentos foram testados os óleos essenciais de Mentha spicata L., Mentha x genfilis L., Mentha crispa L., Mentha piperita L. e Mentha x piperita l. a técnica consistiu no acompanhamento do deslocamento do potencial de circuito aberto de um eletrodo de platina, sensível ao par fe2+/Fe3+ no instante da adição do óleo essencial. o rápido aumento do potencial observado no instante da adição confirma o efei- to coordenante do óleo. este aumento é previsto pela equação de nernst em função da retirada da espécie fe (ii) do equi- líbrio Fe2+/Fe3+. a cinética do processo mostrou ser de primeira ordem em relação ao íon fe(ii). cada óleo apresentou um valor de constante de velocidade de reação, sendo o mais alto valor observado para a Mentha x genfilis.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.