Pesquisa sobre hábitos de consumo e preferências dos consumidores com relação ao azeite de oliva no Rio Grande do Sul

  • Larissa Bueno Ambrosini Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS https://orcid.org/0000-0002-1115-4748
  • Suzimary Specht Universidade Federal de Santa Maria
  • Roni Blume Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-2321-5779
  • Paulo Lipp João Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS
Palavras-chave: Azeite de oliva, Consumidor, Percepções, Rio Grande do Sul

Resumo

Nos últimos 30 anos a importação de azeite de oliva e o consumo no país cresceram muito. Entretanto, estudos sobre hábitos e percepção dos consumidores com relação ao produto ainda são pouco numerosos. O objetivo desse estudo é verificar hábitos de consumo, critérios de escolha e preferência dos consumidores gaúchos com relação ao azeite de oliva. A metodologia utilizada foi um survey realizado via internet. A amostra foi de 291 consumidores, que apresentou renda familiar e escolaridade mais elevadas que a média da população brasileira, sendo que 55% declarou consumir azeite de oliva diariamente. Os principais resultados apontam que preço, origem, grau de acidez e marca são os critérios mais importantes no momento de escolher o azeite de oliva; as origens preferidas são Portugal e Brasil; a maioria consumiria mais azeite de oliva se o produto fosse mais barato e se cozinhasse mais em casa; apenas 5% declarou ter bom conhecimento sobre como utilizar o produto; e as principais motivações para o consumo estão relacionadas à saúde e ao sabor. A contribuição de nosso estudo é gerar dados que contribuam para guiar ações educativas e promocionais, auxiliando, assim, no desenvolvimento dessa cadeia.

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Publicado
2019-11-21
Como Citar
AMBROSINI, L. B.; SPECHT, S.; BLUME, R.; JOÃO, P. L. Pesquisa sobre hábitos de consumo e preferências dos consumidores com relação ao azeite de oliva no Rio Grande do Sul. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 25, n. 3, p. 17-35, 21 nov. 2019.