PASTAGEM NATURAL MELHORADA PELA SOBRESSEMEADURA DE TREVO BRANCO E ADUBAÇÃO

  • ZÉLIA MARIA DE SOUZA CASTILHOS
  • AINO VICTOR AVILA JACQUES
Palavras-chave: gramíneas naturais, leguminosas naturais, Eryngium spp., calcário, composição botânica, rendimento de matéria seca.

Resumo

 Na Estação Experimental da Faculdade de Agronomia, da UFRGS, localizada no município de Eldorado do Sul, RS, avaliou-se o efeito de tratamentos de adubação (com e sem N, P e K) e doses de calcário (zero, 1,5 e 3,0 t/ha) em um Plintossolo de textura arenosa, sobre o rendimento e composição botânica de uma pastagem natural sobressemeada com trevo branco ( Trifolisun repens L.). O clima da região é Cfa, de acordo com a classificação de Kõeppen. O delineamento experimental utilizado foi o de parcelas subdivididas arranjadas em blocos casualizados, com três repetições. A adubação no primeiro ano constou de 22,5 kg/ha de N, 180 kg/ha de P205 e 120 kg/ha de K20. No segundo e terceiro ano foram aplicados 90 kg/ha de P 205 e 48kg/ha de K20. No quarto ano foram utilizados 24 kg/ha de N. 84 kg/ha de P 205 e 63 kg/ha de K20. A adubação com N, P e K promoveu aumento no rendimento de matéria seca e modificação na composição botânica da pastagem natural. Essas variáveis foram influenciadas pelo fator ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2000-08-31
Como Citar
CASTILHOS, Z. M. D. S.; JACQUES, A. V. A. PASTAGEM NATURAL MELHORADA PELA SOBRESSEMEADURA DE TREVO BRANCO E ADUBAÇÃO. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 6, n. 1, p. 19-25, 31 ago. 2000.