Épocas de plantio indicadas para o abacaxizeiro cultivado no Rio Grande do Sul
Resumo
A época de plantio indicada é aquela em que o abacaxizeiro, plantado na maior densidade e no menor tempo possível, produz frutos de boa qualidade e valor comercial (>1kg), com o menor custo possível em época favorável à comercialização. Em outras regiões a temperatura, precipitação, umidade do solo, disponibilidade de mudas, mão-de-obra e o mercado, definem a melhor época de plantio, que, em alguns locais é feito o ano todo. Porém, em Maquine/RS, Rio Grande do Sul, Brasil, em junho, julho e agosto a temperatura média do ar é de 16°C e, em temperaturas inferiores a 21°C folhas e raízes crescem pouco. Mudas plantadas neste período têm seu estabele- cimento prejudicado: ficam expostas a pragas, moléstias e ervas daninhas e o solo exposto à erosão, aumentando o ciclo e os custos de produção. Em função disso no RS o abacaxizeiro pode ser plantado a partir de ago./set. a mar./ abr. Porém quando plantado em set./out./nov. e cultivado em nível tecnológico alto, grande porcentual de plantas florescerá naturalmente no primeiro inverno; produzirão frutos pequenos que serão colhidos em período de safra e de preços baixos (jan./fev.) Plantios em dez./jan./fev. tendem a florescer no segundo inverno, mas aumentam o ciclo e os custos de produção. Dentro do período em que é possível plantá-lo, março é a melhor época: há muda disponível e a temperatura e umidade do solo facilitam seu estabelecimento e a produção de frutos de boa qualidade e valor comercial, em época favorável a comercialização (nov./dez.), em ciclo relativamente curto (20-21 meses).
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.