Bancos de sementes do solo em áreas agrícolas: potencialidades de uso e desafios para o manejo
Resumo
Os bancos de sementes no solo em áreas agrícolas representam dificuldades de manejo, devido à presen- ça de espécies espontâneas que competem com os cultivos. Estas diversas espécies tém sido referidas na literatura como plantas "daninhas" ou "invasoras". Neste grupo, podem estar presentes sementes de espécies de valor ecológico e econômico, desejáveis como adubação verde, forragem ou outros usos. O conhecimento da composi- ção e da dinâmica desses bancos de sementes pode contribuir para o aperfeiçoamento do manejo integrado das plantas espontâneas e de sementes de plantas desejáveis que possam ressemear naturalmente. Práticas de manejo das áreas agrícolas podem ser eficientes para a redução dos bancos de sementes de plantas "daninhas", mas ao mesmo tempo devem preservar as sementes de plantas que apresentam algum potencial de uso. Este trabalho tem por objetivo revisar alguns aspectos sobre esse tema, fornecendo indicativos de manejo na busca da sustentabil idade agropecuária.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.