Caracterização sensorial em cultivares de morangueiro
Resumo
O cultivo do morango no Rio Grande do Sul destina-se ao consumo in natura e processamento agroindus- trial. Dessa forma, a caracterização sensorial torna-se um importante subsídio na seleção de cultivares. A análise sen- sorial em morango, neste trabalho, foi realizada com o objetivo de distinguir oito cultivares nos atributos de aparência, cor, aroma, acidez, sabor e textura. As cultivares Camarosa, Campinas, Chandler, Dover, Oso Grande, Seascape, Verão e Vila Nova foram avaliados com o teste perfil de atributos, por uma equipe de 15 provadores treinados, apre- sentando diferença significativa nos atributos aparência, aroma, acidez e textura. A cultivar Seascape apresentou a melhor aparência, seguida de Verão e Oso Grande, e a textura muito firme. As mais aromáticas foram ‘Oso Grande’, ‘Camarosa’ e ‘Campinas’. ‘Vila Nova’ e ‘Verão’ obtiveram a maior pontuação para a acidez e ‘Campinas’ a menor. A caracterização sensorial das oito cultivares de morango, utilizando o teste perfil de atributos, mostrou-se eficiente quanto aos atributos aparência, aroma, acidez e textura.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.