Composição de macrominerais em cultivares de feijão e aplicações para o melhoramento genético
Resumo
O feijão (Phaseolus vulgaris L.) é uma importante fonte de minerais para a nutrição humana. Os objetivos deste trabalho foram determinar a composição de macrominerais em grãos de cultivares de feijão, investigar a presen- ça de interação cultivares x locais e identificar cultivares para uso direto na alimentação e em cruzamentos dirigidos em programas de melhoramento. Os minerais foram determinados em grãos de 19 cultivares de feijão obtidas em dois municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, em 2005. Os grãos de feijão foram constituídos em maior parte pelos teores de nitrogênio (4,23 g), seguido pelo potássio (1,43 g), fósforo (0,40 g), magnésio (0,14 g), enxofre (0,13 g) e cálcio (0,12 g), em 100 g de matéria seca. Interações cultivares x locais significativas foram observadas em relação aos teores de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio. A cultivar BRS Expedito apresentou alto teor de macro- minerais, nos dois locais de cultivo, e é indicada para uso em dietas e para cruzamentos dirigidos em programas de melhoramento.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.