EFEITO DE REGIMES DE CORTE SOBRE A PRODUÇÃO ESTACIONAL DE FORRAGEM DE ALFAFA E Paspalum guenoarum Arech. SOB CULTIVO CONSORCIADO
Resumen
Em condições de campo, na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Eldorado do Sul, RS, durante o período de agosto/1980 ajulho/1983, avaliou-se o efeito da estação do ano (primavera, verão, outonoinverno), estádio de crescimento (vegetativo e florescimento) e altura de corte (5 e 10cm acima do solo) sobre a produção de matériaseca (MS) da alfafa (Medicago saliva L), capim-guenoaro (Paspalum guenoarum Arech.) e invasoras, teor e produção de proteínasbrutas (PB) da soma dos componentes (alfafa + capim-guenoaro + invasoras). A estação do ano afetou marcadamente a produçãode MS da alfafa, capim-guenoaro e invasoras, sendo os maiores valores obtidos durante a primavera e o verão. Cortes praticadosdurante o estádio de florescimento, a 5cm acima do solo, para alfafa, e a 10cm, para o capim-guenoaro, resultaram nas maioresproduções de MS e uma distribuição estacionai mais uniforme. Os maiores rendimentos de MS das invasoras foram verificadosdurante a primavera e com cortes no estádio vegetativo. Com utilizações mais freqüentes, cortes no estádio vegetativo e a 10cm acimado solo, em todas as estações do ano, forneceram os maiores teores de PB. As maiores produções de PB foram obtidas durante aprimavera e com cortes no estádio de florescimento.
Descargas
Los autores declaran que el trabajo no ha sido publicado previamente, ni enviado simultáneamente para su publicación en otra revista y que están de acuerdo con la presentación, el contenido y la transferencia de los derechos de publicación del artículo en cuestión a la revista científica Pesquisa Agropecuária Ga´´ucha - PAG. Los autores asumen toda la responsabilidad por la originalidad del artículo y pueden incurrir en ellos por cualquier cargo que surja de reclamos de terceros en relación con la autoría del artículo. La reproducción completa de los artículos de la revista en otros medios electrónicos de uso gratuito está permitida bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.