RESPOSTA DO SORGO FORRAGEIRO À INOCULAÇÃO DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES
Resumo
O efeito da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) sobre a produção de matéria seca (MS) e a composição química do sorgo forrageiro (Sorghum bicolor cv. AG-2003) foi avaliado sob condições de casa de vegetação. Foram utilizadas, neste experimento, oito espécies de FMA: Glomus mosseae, G. fasciculatum, G. etunicatwn, G. macrocarpum, Gigaspora margarita, Scutellospora heterogama, Acaulospora laevis e A. muricata. Os maiores rendimentos de MS foram obtidos com a inoculação de G. margarita, A. muricata e S. heterogama. As maiores concentrações de fósforo foram registradas com a inoculação de A. laevis e G. macrocarpum, enquanto que as plantas inoculadas com A. muricata, G. margarita e S. heterogama absorveram maiores quantidades de fósforo. As maiores taxas de colonização radicular foram registradas com a inoculação de A. muricata e S. heterogama. Os maiores teores de nitrogênio foram observados com a inoculação de A. muricata e G. margarita, os quais não diferiram (P$0,05) do obtido com G. fasciculatum. As plantas miconizadas por G. mosseae, G. fasciculatum e G. etunicatum apresentaram os maiores teores de cálcio e magnésio, enquanto que a inoculação de G. fasciculatum e G. mosseae proporcionou os maiores teores de potássio. As maiores quantidades absorvidas de cálcio e potássio foram verificadas com a inoculação de G. margarita, enquanto que para o nitrogênio e o magnésio, plantas micorriziclas por A. muricata e G. margarita apresentaram os maiores valores.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.