RESPOSTA DE Brachiaria humidicola À INOCULAÇÃO DE MICORRIZAS ARBUSCULARES E À APLICAÇÃO DE FONTES E DOSES DE FÓSFORO
Resumo
Os efeitos da inoculação de quatro espécies de micorrizas arbusculares (MA) (Gigas.para margarita, Scutellosporaheterogama, Acaulospora muricata e Glomus mossaea) e duas doses de fósforo (0 e 22 kg de P/ha) e da inoculação de A.muricata e doses de fosfato natural de Araxá (0, 44 e 88 kg de P/ha) sobre o rendimento de matéria seca (MS) e absorção denitrogénio e fósforo de Brachiaria humidicola, foram avaliados em experimentos conduzidos em casa-de-vegetação,. emLatossolo Amarelo, textura argilosa, previamente esterilizado. Independentemente da adubação fosfatada, S. heterogama e A.muricata foram os fungos mais efetivos, em termos de produção de MS e absorção de fósforo. Os maiores teores de nitrogênioforam obtidos com a inoculação de G. margarita e G. mosseae, na ausência de adubação fosfatada e com A. muricata quandona presença desta. A colonização radicular foi favorecida pela adubação fosfatada, sendo os maiores valores verificados coma inoculação de G. margarita e S. heterogama A inoculação de MA c a aplicação de fosfato de rocha, isoladas ou conjuntamente,promoveram acréscimos significativos no rendimento de MS e absorção de fósforo e nitrogênio. A aplicação de fosfato derocha aumentou a eficiência de resposta à inoculação de MA, não sendo detectado efeito significativo de doses de fósforo. Astaxas de colonização radicular não foram afetadas pela aplicação de foáfato de rocha.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.