Fontes orgânicas de nutrientes de origem animal no desenvolvimento e na produção da alcachofra
Resumo
A alcachofra é uma alternativa de renda extra para os agricultores. Porém, são escassos os estudos para essa cultura referentes à adubação orgânica. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes fontes orgânicas de nutrientes de origem animal na produção e qualidade dessa cultura. O experimento foi realizado na cidade de Fagundes Varela-RS, no período de 21/04/2018 a 10/11/2018. A variedade utilizada foi a ‘Verde Redonda Melhorada’. O transplante foi realizado em sulcos, no espaçamento de dois metros entre linhas e um metro entre plantas. As parcelas constituíram-se de três plantas. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em: adubação química (testemunha); esterco bovino; esterco frango; esterco ovino; esterco suíno; composto orgânico comercial; mistura de estercos. A quantidade de esterco ou adubo a ser colocado, foi calculada de acordo com a proporção de nutrientes presentes em cada fonte, buscando atender a necessidade do solo e da planta em nitrogênio. As inflorescências foram colhidas, classificadas e avaliadas quanto à massa fresca individual e diâmetro. Os dados de produtividade e qualidade não tiveram diferença significativa entre os tratamentos. A cultura se desenvolveu e produziu de forma satisfatória independentemente da fonte de nutrientes orgânica utilizada.
Downloads
Referências
CASSÉRES, E. Producción de hortalizas. 3. Ed. San José/Costa Rica: Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura, 1984.
CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – Cotação Alcacachofra. Disponível em: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp/16762/. Acesso em: 13 dez. 2018.
COSTA, A. R. Caracterização morfológica e micropropagação de Alcachofra. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2011. 186 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Programa de Pós-Graduação em Agronomia área de concentração em produção vegetal. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Passo Fundo.
EMATER/ASCAR – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural. Censo Anual de Hortigranjeiros – Olerícolas, cultura da Alcachofra. Região de Caxias do Sul, 2014.
FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: agro tecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 3. ed. rev. ampl. Viçosa. Ed. UFV, 2008. 421 p.
FINATTO, J. et al. A Importância da utilização da adubação orgânica na agricultura.Revista destaques Acadêmicos, v.5, n.4. p.92, 2013.
FROTTA, M.C. A flor da horta – Como fazer o cultivo. Canal Rural. 2010. Disponível em:<https://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC753085-1641-1,00.html> Acesso em: 02 nov. 2017.
HENZ, G. et al. Produção Orgânica de Hortaliças: O Produtor Pergunta, a Embrapa Responde (Coleção 500 perguntas, 500 respostas). Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2007. 308 p.
LORENZATO, S. E. Manual Brasil Agrícola: Horticultura, Fruticultura e Plantas Medicinais. vol 5. Ed. Icone. 1986. 435 p.
MORAES, C. F. de. Propagação por Rebentos e Germinação de Sementes in vitro da Alcachofra. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2007. 158 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Programa de Pós-Graduação em Agronomia Área de Concentração em Produção Vegetal. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.
MURAYAMA, S. Horticultura. 2ª ed. Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 5ª parte – Hortaliças e frutos Alcachofra, 1972.
SARTÓRIO, M. L. et al. Cultivo orgânico de plantas medicinais. Viçosa: Editora Aprenda Fácil, 2017. 241p.
SANS, L.M.A; PELEGRIN. L.A. Método simples para estimar a área foliar da cultura do sorgo. Ciência e Tecnologia. 1998 EMBRAPA Milho e Sorgo. 02p. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/480660/metodo-simples-para-estimar-a-area-foliar-da-cultura-do-sorgo> Acesso em: 07 set. 2018.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Agronegócio. O mercado para os produtos orgânicos está aquecido. 2015. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-mercado-para-os-produtos-organicos-esta-aquecido,5f48897d3f94e410VgnVCM1000003b74010aRCRD> Acesso em: 07 set. 2018.
SBCS – Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Manual De Calagem E Adubação Para Os Estados Do Rio Grande Do Sul E Santa Catarina. Núcleo Regional Sul: Comissão de Química e Fertilidade do Solo - RS/SC, 2016. 376p.
SOUZA, J. L. REZENDE, P. Manual de Horticultura Orgânica. Viçosa. Aprenda Fácil, 2014. 841p.
Copyright (c) 2021 Pesquisa Agropecuária Gaúcha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.