Influência da densidade e velocidade de semeadura no crescimento da aveia preta (Avena strigosa Schreb.), em semeadura direta

  • Jorge Dubal Martins
  • Henrique Debiasi
  • Evandro Luiz Missio
Palavras-chave: população de plantas, semeadoras, semeadura direta, perfilhamento, produção de massa seca.

Resumo

Avaliou-se o efeito da densidade (30, 60 e 90 kg/ha de sementes viáveis) e da velocidade de semeadura (3,2; 5,3; 6,9 e 8,2 km/ h) no crescimento da aveia preta, submetida a um pastejo intensivo, em um experimento conduzido sob semeadura direta em São Gabriel/RS. O número de perfilhos por planta e de colmos por m2 foi afetado pela densidade, mas não pela velocidade de semeadura. Antes do pastejo, a massa seca da planta e do colmo principal e a produção de massa seca foram maiores para as velocidades mais altas. Observou-se ainda uma maior produção de massa seca e estatura de planta nas densidades de 60 e 90 kg/ha e uma redução na relação folha/colmo e na massa específica da planta, do colmo principal e dos perfilhos, com o aumento da densidade. À exceção da massa da planta, da estatura, do número de perfilhos por planta e de colmos por m2, as demais variáveis não foram influenciadas pelos tratamentos, após o pastejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
MARTINS, J. D.; DEBIASI, H.; MISSIO, E. L. Influência da densidade e velocidade de semeadura no crescimento da aveia preta (Avena strigosa Schreb.), em semeadura direta. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 14, n. 1, p. 33-40, 11.

Most read articles by the same author(s)