Dinâmica de crescimento da cultura do morangueiro em sistema orgânico

  • André Samuel Strassburger
  • Roberta Marins Nogueira Peil
  • José Ernani Schwengber
Palavras-chave: Fragaria x ananassa, cultivares, produção e partição de massa seca, taxa de crescimento, análise de crescimento, índice de colheita.

Resumo

 O objetivo deste trabalho foi caracterizar a dinâmica do crescimento de cultivares de morangueiro em sistema orgânico. O experimento foi realizado na Embrapa Clima Temperado, na Estação Experimental Cascata, Pe- lotas, Rio Grande do Sul. Os tratamentos constaram da combinação de dois fatores experimentais: cultivar (‘Aromas’, ‘Albion’, ‘Camarosa’ e ‘Camino Real’) e época de amostragem das plantas (108; 155; 184 e 241 dias após o transplan- te – DAT). As variáveis avaliadas foram: evolução da produção e da partição de massa seca entre os órgãos aéreos das plantas, evolução da produtividade e taxas de crescimento (das frutas, da fração vegetativa e da cultura) e taxa de crescimento relativo da cultura. Houve contínuo acúmulo de massa seca vegetativa, das frutas, do total da planta e da produtividade em todas as cultivares durante o ciclo. A ‘Camarosa’ apresentou maior produção de massa seca em todas as frações a partir dos 108 DAT. A partição de massa seca para as frutas representou de 2 a 12% no início da frutificação até 49,5 a 60,6% no final do cultivo. Esses valores indicam que as frutas foram os principais drenos de fotoassimilados das plantas. As cultivares Aromas e Camarosa apresentaram as maiores produtividades (59,1 e 64,2 Mg ha-1, respectivamente). 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-08-01
Como Citar
STRASSBURGER, A. S.; NOGUEIRA PEIL, R. M.; SCHWENGBER, J. E. Dinâmica de crescimento da cultura do morangueiro em sistema orgânico. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 18, n. 1, p. 45-52, 1 ago. 2012.

Most read articles by the same author(s)