Germinação de sementes de mamona em diferentes substratos e com tratamento fungicida
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a incidência de microrganismos e a eficiência do tratamento com fungicida carboxina + tiram no controle de fungos associados às sementes de mamona (Ricinus communis L.) e a germinação em diferentes tipos de substratos. Para tanto, foram utilizadas sete cultivares, com e sem tratamento com produto comercial Vitavax® Thiram 200 SC na dosagem de 250 ml 100 kg-1 de sementes, também testados dois tipos de substratos (rolo de papel e substrato comercial Plantmax®) e para avaliação da ocorrência dos patógenos nas amostras de sementes, procedeu-se o teste do papel filtro. O substrato Plantmax favoreceu a germinação das semen- tes de mamona; o tratamento com fungicida melhorou a germinação das sementes de menor qualidade; os gêneros Aspergillus, Penicillium e Fusarium foram os patógenos mais frequentes nas sementes deste estudo; e o tratamento com carboxina + tiram reduziu a incidência de fungos nas sementes.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.