Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de milho comercializadas em estabelecimentos comerciais e pelo sistema Troca-Troca em Frederico Westphalen - RS

  • Altamir Mateus Bertollo
  • Stela Maris Kulczinski
  • Antônio Luis Santi
  • Débora Turchetto
  • Tiago José Brigo
Palavras-chave: Zea mays, semente, procedência.

Resumo

Sementes de alto potencial fisiológico proporcionam rápida emergência de plântulas e maior crescimento inicial, refletindo-se em maior produtividade final. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade fisiológica de lotes de sementes de três cultivares híbridas de milho: AS 3466, DKB 979 e SH 5090, obtidas de duas procedências (sistema Troca-Troca de sementes e estabelecimentos comerciais), através de testes laboratoriais (% de germinação, MV, MS, Teste de frio, condutividade elétrica e lixiviação de potássio) e testes realizados a campo (% de emergência, IVE, MS, MV aos 28 DAS). O experimento foi conduzido nos meses de outubro e novembro de 2010 no Laboratório de Sementes da Universidade Federal de Santa Maria e na área experimental do Centro de Educação Superior Norte do RS, no município de Frederico Westphalen, RS. Os resultados permitiram concluir que todos os híbridos avaliados apresentavam boa qualidade fisiológica, independente da procedência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-11-20
Como Citar
BERTOLLO, A. M.; KULCZINSKI, S. M.; SANTI, A. L.; TURCHETTO, D.; BRIGO, T. J. Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de milho comercializadas em estabelecimentos comerciais e pelo sistema Troca-Troca em Frederico Westphalen - RS. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 17, n. 1, p. 15-20, 20 nov. 2011.