INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS E FUNGOS MICORIÚZICOS NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE LARANJEIRA (Citrus sinensis Osb. cv. Valência)
Resumo
No Rio Grande do Sul, o período para a produção de mudas cítricas enxertadas é de, aproximadamente, três anos. Há indícios de que, pelo processo de estaquia, esse tempo possa ser reduzido para 18 a 24 meses. Por outro lado, estudos indicam que fungos miçonízicos melhoram a absorção de nutrientes pelos chios. Na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, em casa de vegetação com nebulização intermitente, foram comparados substratos para enraizamento de estacas de laranjeira 'Valência', associados a 30% de solo São Jerônimo, quais sejam: 70% de casca de arroz carbonizada, 70% de estrume de gado curtido e 70% de etunicatus resíduo e de Glomus casca de clarzun, ar4ria-negra num delineamento (Atada mollissima experimental Wild). em fatorial Foi testado, 3 x 3 também, com parcelas a inoculação distribuídas dos em substratos blocos ao com acaso, Glomus com 4 repetições e 10 estacas por parcela, em bandejas de poliestireno contendo alvéolos com formato piramidal invertido. O substrato, contendo estrume de gado curtido, estimulou o enraizamento das estacas e a retenção de folhas velhas nas estacas. Não foi constatado efeito dos substratos sobre a emissão de folhas novas. Glomus etunicatus proporcionou um aumento na retenção de folhas velhas nas estacas. Não foram detectados efeitos dos fungos micorrízicos sobre o enraizamento e emissão de folhas novas.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.