INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS E FUNGOS MICORIÚZICOS NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE LARANJEIRA (Citrus sinensis Osb. cv. Valência)

  • PAULO VITOR DUTRA SOUZA
  • CINARA FERNANDA GARCIA MORALES
  • OTTO CARLOS KOLLER
  • CLÉIA MARA FERNANDES BARRADAS
  • DENISE FERNANDA SILVEIRA
Palavras-chave: citros, propagação, estaca de planta, laranja valência, fungo, micorriza, Glomus etunicatus, Glomus clarum.

Resumo

No Rio Grande do Sul, o período para a produção de mudas cítricas enxertadas é de, aproximadamente, três anos. Há indícios de que, pelo processo de estaquia, esse tempo possa ser reduzido para 18 a 24 meses. Por outro lado, estudos indicam que fungos miçonízicos melhoram a absorção de nutrientes pelos chios. Na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, em casa de vegetação com nebulização intermitente, foram comparados substratos para enraizamento de estacas de laranjeira 'Valência', associados a 30% de solo São Jerônimo, quais sejam: 70% de casca de arroz carbonizada, 70% de estrume de gado curtido e 70% de etunicatus resíduo e de Glomus casca de clarzun, ar4ria-negra num delineamento (Atada mollissima experimental Wild). em fatorial Foi testado, 3 x 3 também, com parcelas a inoculação distribuídas dos em substratos blocos ao com acaso, Glomus com 4 repetições e 10 estacas por parcela, em bandejas de poliestireno contendo alvéolos com formato piramidal invertido. O substrato, contendo estrume de gado curtido, estimulou o enraizamento das estacas e a retenção de folhas velhas nas estacas. Não foi constatado efeito dos substratos sobre a emissão de folhas novas. Glomus etunicatus proporcionou um aumento na retenção de folhas velhas nas estacas. Não foram detectados efeitos dos fungos micorrízicos sobre o enraizamento e emissão de folhas novas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1995-06-30
Como Citar
SOUZA, P. V. D.; MORALES, C. F. G.; KOLLER, O. C.; BARRADAS, C. M. F.; SILVEIRA, D. F. INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS E FUNGOS MICORIÚZICOS NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE LARANJEIRA (Citrus sinensis Osb. cv. Valência) . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 1, n. 1, p. 37-40, 30 jun. 1995.

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2