ANÁLISE QUANTITATIVA DE PAR METROS GENÉTICOS E FENOTÍPICOS EM FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.)
Resumo
Importante contribuição da genética quantitativa para o melhoramento de plantas é a possibilidade de obter-se estimativas de parâmetros genéticos que, auxiliem de forma direta a seleção. Com o objetivo de caracterizar e estimar ganhos genéticos, foram avaliados 32 genótipos de feijão comum, sendo três cultivares comerciais e 29 linhagens. O experimento, em blocos casualizados, com quatro repetições, foi conduzido em Lages, Santa Catarina, no ano agrícola de 1995/96. De acordo com os resultados obtidos, as linhagens possuem ampla variabilidade genética para todos os caracteres estudados, evidenciando que métodos clássicos de melhoramento devem ser preferidos. A seleção direta mostrou ser mais eficiente, comparativamente à seleção indireta, para os caracteres estatura de planta e peso de mil grãos. Para os caracteres ciclo vegetativo, ciclo da cultura e altura de inserção do primeiro legume, a seleção indireta evidenciou maior ganho genético. caráter altura de inserção do primeiro legume sofreu expressiva influência do ambiente, indicando que a pressão de seleção, para este caráter, deve ser exercida em gerações com alto grau de homozigose.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.