PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE MELOEIRO EM AMBIENTE PROTEGIDO
Resumo
Foi avaliado o rendimento potencial, de oito cultivares de meloeiro, híbridos e variedades, visando sua indicação para cultivo em estufa plástica, na região da Serra do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Na primavera-verão de 1998, instalou-se o experimento no delineamento de blocos ao acaso com três repetições por tratamento, com 16 plantas por unidade experimental. Os rendimentos variaram de 8,22 kg m-2 a 5,20 kg m-2. Os cultivares Galeão, C.A.C. e Jumbo foram os mais prolíferos, com cerca de 8 frutos por m2, enquanto que o cultivar Gaúcho foi o mais produtivo, em função do maior peso médio de fruto, igual a 1,412 kg. O cultivar C.A.C. apresen- tou o menor tamanho de fruto, com peso médio de 0,798 kg. A padronização de frutos pelo tamanho mostrou a necessidade agronômica de estabelecer, via raleio, o número de frutos ideal por planta para cada variedade. A maior uniformidade na maturação de frutos foi apresentada pelo cultivar RML-2704.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.