RENDIMENTO E QUALIDADE DE FRUTOS DA LARANJEIRA 'VALÊNCIA' SUBMETIDA À ADUBAÇÃO FOLIAR COM MAGNÉSIO, MANGANÊS, ZINCO E BORO
Resumo
O presente trabalho foi iniciado em 1987 c concluído em 1990, na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS (30°05' S, 51°40' W). Utilizou-se um pomar instalado em 1976, com o objetivo de avaliar a produção e qualidade dos frutos da laranjeira 'Valência' submetida a seis tratamentos de adubação foliar, com a supressão alternada dos seguintes nutrientes: magnésio, manganês, zinco e boro. O delineamento foi em blocos casualizados, com cinco repetições. Não foram constatados efeitos das adubações na produção, número e peso dos frutos. Constatou-se efeitos na percentagem de suco, sólidos solúveis totais e acidez total. As adubações aumentaram os teores foliares de boro, magnésio e zinco.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.