ANÁLISE DA INTERAÇÃO GENÓTIPO X AMBIENTE PARA O RENDIMENTO DE GRÃOS EM FEIJÃO
Resumo
A análise da interação genótipo x ambiente foi realizada para o rendimento de grãos em 22 genótipos defeijão (Phaseolus vulgaris L.), testados em cinco locais diferentes do Rio Grande do Sul, em dois anos. Parâmetrosde estabilidade foram estimados pelo modelo de regressão linear de EBERHART e RUSSEL (1966), pela ecovalênciade WRICKE (1962) e pela variância da estabilidade de SHUKLA (1972). Os modelos utilizados foram eficientes naestimação da estabilidade, sendo o modelo de EBERHART e RUSSEL (1966) o mais eficiente, por informar o tipo deadaptação e discriminar mais os genótipos, facilitando a seleção. Por este método, foram classificados dois genótiposcomo superiores. Dos genótipos testados, quatro foram instáveis. Entre os estáveis, nove apresentaram adaptaçãogeral, quatro, adaptação específica a bons ambientes e cinco, adaptação a ambientes ruins.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.