EFEITO RESIDUAL DE ADUBOS FOSFATADOS NO RENDIMENTO DO ARROZ E NA DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO AVALIADA POR DIFERENTES MÉTODOS
Resumo
Objetivou-se neste trabalho avaliar o efeito residual de fertilizantes fosfatados na produção de grãos de arroz, determinar a eficiência de extratores químicos e isotópico na disponibilidade de fósforo e testar a folha "Y" como folha diagnóstica para avaliar o estado nutricional da planta de arroz em P. Utilizou-se um LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO, anteriormente cultivado com alfafa. Os tratamentos utilizados no cultivo da leguminosa foram quatro doses (0, 50, 100 e 200 mg/dm 3 de P) e quatro fontes de P (superfostato triplo, termofosfato yoorin, fosfato natural da Carolina do Norte e fosfato natural de Arad). Foi observado efeito residual das doses de ,P tanto na produção de grãos como no acúmulo de P na parte aérea das plantas. Os extratores resina, Mehlich-1 e 3 foram similares na avaliação dos teores de P disponível no solo. O extrator de Bray e a diluição isotopica apresentaram menor coeficiente de correlação entre o P acumulado na parte aérea e o P extraído do solo. A folha "Y" mostrou-se adequada para avaliar o estado nutricional do arroz em P.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.